Processo de Revisão à Cega

No que se refere ao processo de avaliação dos artigos submetidos à Journal of Media Critiques - JMC, este segue um sistema de avaliação dupla, composto por duas etapas sucessivas: a análise preliminar e a avaliação pelos pareceristas.

Na análise preliminar, os editores examinam os artigos recebidos, sem conhecer a identidade dos autores, para avaliar sua adequação ao escopo da revista e seu potencial para contribuir de forma significativa para o conhecimento na área de estudo da revista. Caso necessário, os editores podem envolver membros do comitê científico nesse processo.

Se um trabalho submetido não estiver de acordo com as políticas da revista, os autores são notificados da decisão em até trinta dias após a submissão. Os artigos aprovados na análise preliminar são encaminhados a dois especialistas que fazem parte do corpo de pareceristas da revista para uma avaliação no sistema de Revisão Duplo Cega, ou a pesquisadores externos selecionados por sua expertise na área de estudo do artigo.

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino, tanto nacionais quanto estrangeiras.

Os artigos são avaliados considerando a relevância do tema abordado, a qualidade da redação, a consistência da revisão teórica com o uso de referências adequadas, a aplicabilidade dos métodos utilizados, a profundidade e a coerência das análises, a clareza das conclusões e a contribuição do estudo para o campo acadêmico. 

Após a conclusão dos ajustes solicitados, os artigos são submetidos a uma verificação ortográfica, revisão gramatical, reavaliação de sua conformidade com as normas da revista e edição final.

A conclusão desse processo não implica na publicação imediata do artigo. Essa decisão é tomada pelos editores, que determinam as políticas editoriais, diretrizes e o momento adequado para a publicação. Todo esse processo desde a submissão e a conclusão desse processo de avaliação pode levar até um mês, ao final do qual os autores são informados sobre a decisão editorial.

Os autores saberão quem está revisando o manuscrito?

As identidades dos revisores são anônimas, a menos que um revisor indique o contrário conforme a política de ética dessa revista.

Quantos revisores terá um manuscrito?

A maioria das submissões ao Journal é avaliada por 2 revisores externos, mas cabe ao Editor Acadêmico determinar o número de revisões necessárias conforme a natureza do manuscrito.

Quando as avaliações forem recebidas, os autores poderão ver o status "Avaliações Necessárias Concluídas". Observe que revisões adicionais ainda podem estar pendentes após a ativação desse status.

Decisões editoriais

A decisão final sobre um manuscrito é tomada pelo Editor Acadêmico. O tempo para receber uma decisão depende de quanto tempo o editor leva para avaliar as revisões.

Enquanto o Editor Acadêmico estiver inserindo a decisão, os autores poderão ver o status "Decisão em Processo". Quando a decisão for finalizada, os autores receberão a notificação por e-mail e verão o prazo da decisão no sistema de submissão.

Quais são os possíveis resultados de decisão?

Após a avaliação, o Editor Acadêmico escolhe entre as seguintes decisões:

  • Aceito;
  • Pequenos ajustes;
  • Correções necessárias;
  • Rejeitado.